IFCE promove Live importância das artes para o bem-estar

O campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará promove, às 16h da próxima quinta-feira (29) no YouTube, a live “Abril para as Artes”, uma palestra para discutir a importância das artes para o bem-estar individual e coletivo. A live tem como palestrantes “Tutti” Edneia Quinto, Oswald Barroso e Patrícia Matos. Clique aqui para ativar as notificações da palestra!

Tutti é professora e Coordenadora de Extensão do campus Canindé do IFCE. É atriz-pesquisadora, com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e aprofundamento nas áreas de Arte, Teatro, Cultura e Políticas Culturais para as Infâncias.

Oswald Barroso é poeta, escritor, jornalista, folclorista e teatrólogo. Autor de 21 textos para teatro, quase todos encenados, além de roteirista, diretor de documentários em vídeo e cinema e redator de televisão. Como dramaturgo, ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio Estado do Ceará – 1985 e o Prêmio Estímulo à Dramaturgia – 1996, de caráter nacional, concedido pela FUNARTE. Tem 27 livros publicados. Foi diretor do Departamento de Ativação Cultural da Secult – Ce. (1986-1988), do Teatro José de Alencar (1989-1991) e do Museu da Imagem e do Som – Ceará (1998-2002). Foi Supervisor do Núcleo do Patrimônio Imaterial da Secult-Ce. (2005-2006), Coordenador de Patrimônio Cultural da Secult-Ce. (2007), membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Cultural (1995-2002), diretor da Comissão Cearense de Folclore e da Comissão Nacional de Folclore (2009-2013).

Patrícia Adjokè Matos é cantora do Coletivo D’ Passagem, do Afoxé ACABACA,  do Maracatu Nação Axé de Oxossi e do Bloco A Turma do Papelão. É percussionista, contista infantojuvenil, escritora, Assessora Pedagógica da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial, mestranda em Educação, pesquisadora das relações étnico-raciais e pedagoga.

EXTENSÃO EM MOVIMENTO

A transmissão ao vivo integra o circuito Extensão em Movimento, projeto que abordará mensalmente temas como saúde, artes e educação empreendedora. Todas as lives do projeto darão direito a certificado de participação e serão transmitidas com acessibilidade para pessoas surdas, com presença ao vivo de intérpretes de Libras.

O projeto Extensão em Movimento terá um circuito mensal de transmissões ao vivo. Os temas serão culturas afrodiaspóricas (maio), empreendedorismo (junho) e exposição de projetos de pesquisa e extensão do campus Canindé (agosto, setembro e outubro).

Comunicação Social e Eventos – IFCE Campus Canindé