Província:  Frades Guardiões e Vigários realizam encontro virtual por causa da pandemia  

No último dia 19 de abril aconteceu o primeiro encontro dos frades Guardiães e Vigários das Casas da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Este encontro aconteceu de modo remoto por conta da pandemia da covid19. Este primeiro encontro contou com a presença de aproximadamente 23 frades.

O encontro iniciou às 8h30 sob a orientação de Frei Sérgio Moura Rodrigues, OFM (Vigário Provincial e Moderador Provincial para a Formação Permanente) que acolheu os participantes, e conduziu o momento de oração inicial. Neste momento inicial, Frei João Amilton dos Santos, OFM (Ministro Provincial) transmitiu aos confrades sua mensagem de acolhimento aos presentes e em seguida refletiram e partilharam a caminhada neste momento de formação permanente.

O encontro foi dividido em três momentos. No primeiro, houve a partilha das realidade das casas. Foi um momento importante onde cada guardião e vigário colocou para os demais como as fraternidades estão caminhando neste início de triênio. Apresentaram os sinais de dificuldades e de esperança e os meios por meio dos quais é possível superar os desafios. No segundo momento, houve a apresentação de alguns serviços da Província. O Ecônomo, o Secretário Provincial e o Secretário de Animação Vocacional, partilharam como são desenvolvidos os trabalhos neste serviços específicos e como as fraternidades podem contribuir para o melhor desenvolvimento em vista do trabalho provincial. No terceiro momento, houve uma formação à luz do Documento da Ordem Manual para os Guardiães. Este documento foi apresentado por Frei Walter Schreiber, OFM (Definidor Provincial, Guardião do Convento Nossa Senhora das Dores – Fortaleza/CE, Secretário para a Formação e os Estudos e Mestre dos Frades de Profissão Temporária).

O encontro foi encerrado com algumas admoestações do Moderador da Formação Permanente, avaliação, agradecimentos e a bênção do Ministro Provincial, sinal da unidade dos irmãos.

Frei Artur Bruno e Frei Sérgio Moura Rodrigues

Site Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Foto: Divulgação/Província