Ceará tem 24 casos do coronavírus confirmados

O Ceará tem 24 casos do novo coronavírus confirmados até a tarde desta quinta-feira (19), conforme aponta o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa).

De acordo com o boletim foram notificados 908 casos para COVID-19, destes, 118 descartados, 766 encontram-se em investigação e 24 foram confirmados. Em relação ao perfil de possível local de infecção, 202 dos casos suspeitos tiveram deslocamento para outro país/estado. Quanto aos casos confirmados, nove tiveram deslocamento ou são contatos.

O Governo do Ceará anunciou na quarta-feira (18) mais uma série de ações locais para o enfrentamento da pandemia que o Mundo sofre com o Coronavírus. Pelas redes sociais, o governador Camilo Santana informou que o Estado vai colocar à disposição da população mais 600 unidades de terapia intensiva (UTIs), o que irá praticamente duplicar a capacidade da rede pública.

“O serviço público estadual hoje disponibiliza de 740 UTIs montadas. Com essas novas 600, algumas sendo compradas e outras alugadas, nós vamos quase que dobrar nossa capacidade de atendimento, que é a retaguarda para receber aqueles casos mais graves”, comunicou o gestor, lembrando que as UTIs são completamente equipadas. Além dos novos leitos de unidades de terapia intensiva, Camilo disse que o Governo do Ceará está comprando mais kits de teste rápido em relação ao Coronavírus. “Estamos adquirindo 10 mil kits. Já tinha autorizado cinco mil e agora mais cinco mil”, confirmou.

Importantes na hora da prevenção à contaminação, as máscaras de proteção e o álcool em gel para limpar as mãos são utensílios fundamentais nas unidades de saúde para proteger tanto profissionais como usuários do sistema público de saúde. Nesse sentido, o Estado providenciou, através de uma requisição feita em parceria com o Ministério Público e o setor produtivo, a compra de “100 mil máscaras e 400 mil litros de álcool em gel para os equipamentos de saúde”, disse o governador.