Exército inicia Operação de GLO

O Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar (10ª RM), iniciou, em 21 de fevereiro, a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (Operação Mandacaru) decretada pelo Presidente da República, na cidade de Fortaleza-CE, no período de 21 a 28 de fevereiro. A decisão ocorreu após solicitação do Governador do Estado do Ceará.

O objetivo da operação é a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio. A missão inclui estabelecer um ambiente estável e seguro, por meio de operações de Garantia da Lei e da Ordem, compreendendo atividades de patrulhamento ostensivo, utilizando as medidas necessárias para aoperação.

No dia 21, o Comandante da Operação, General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos, conduziu uma reunião com os Órgãos de Segurança Pública e instituições envolvidas e deu as linhas gerais da GLO. O Comando da Operação terá sob seu Controle Operacional efetivos das Forças Armadas e dos Órgãos de Segurança Pública federais, estaduais e municipais, disponibilizados para a operação.

No dia 22, foi realizado um Apronto Operacional no 23º Batalhão de Caçadores, onde a tropa empregada na operação, logo após receber as orientações do Comandante, seguiu para os seus pontos de atuação nas ruas de Fortaleza. Logo em seguida, o General Cunha Mattos, Comandante Operacional, e o General Ulisses de Mesquita Gomes, Comandante Tático da Operação Mandacaru, participaram de uma coletiva de imprensa.

 

Por Comunicação da 10ª Região Militar