Igrejas trocam felicitações de Natal na Terra Santa

A troca das felicitações de Natal é sempre uma ocasião de encontro para os líderes das Igrejas da Terra Santa, importante para construir e confirmar um diálogo fraterno.

Na sexta-feira, 28, o Custódio da Terra Santa, Padre Francesco Patton, juntamente com outros franciscanos, acolheu os greco-ortodoxos, os armênios, os coptas e os siríacos, além de uma representação do Patriarcado Latino de Jerusalém, informa um comunicado da Custódia. No mesmo dia, por sua vez, os frades foram visitar o Patriarcado Melquita.

Por sua parte, o Patriarca greco-ortodoxo Teófilo III, recordou em seu discurso a positiva colaboração para a realização da segunda fase da restauração do Santo Sepulcro, reiterando a importância de manter o caráter cristão de Jerusalém.

“Espero que chegue o dia em que mostraremos ao mundo que a Igreja em Jerusalém é verdadeiramente uma”, disse o Custódio da Terra Santa, que também assegurou orações pela paz na Síria.

Uma delegação do Patriarcado Latino retribuiu depois os as felicitações de Natal que os franciscanos haviam levado em sua visita ao Patriarcado em 19 de dezembro.

“Que a luz do Senhor ilumine cada um de vocês pelo precioso serviço que a Igreja vos confiou”, disse o arcebispo Pierbattista Pizzaballa, recordando que o serviço por eles prestado permite conhecer pessoas provenientes de todo o mundo que vão a Jerusalém para encontrar Deus, “que assumindo nossa carne e nos revestiu com sua luz”.

Por Vatican News