IFCE qualifica voluntários para atuar na Festa de São Francisco

Localizado em pleno Sertão Central do Ceará, o município de Canindé destaca-se por ser um grande espaço de romaria, devoção e presença franciscana. A fé atrai à cidade cerca de 2,5 milhões de pessoas anualmente, 100 mil a cada dia somente durante as festas de São Francisco das Chagas, realizadas em 2019 de 24 de setembro a 4 de outubro.

É nesse cenário que o Projeto de Qualificação dos Voluntários da Festa de São Francisco das Chagas se solidifica. Este já é o quarto ano seguido de treinamento para os 200 voluntários que atuarão nos festejos, capacitação realizada pela parceria entre o campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE), através do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, a Paróquia São Francisco das Chagas de Canindé, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae).

Os interessados em participar devem se inscrever neste formulário ou presencialmente no setor de romaria e acolhimento do Santuário, localizado na Praça da Basílica, até o dia 10 de setembro. O treinamento será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, das 18h30 às 21h30, na Casa dos Milagres.

O objetivo dessa capacitação é formar o voluntariado para atuar na acolhida e informação, capacitando-o para exercer liderança positiva no meio social e tornar-se agente de mudanças a partir de uma posição ativa na realidade local, a fim de fortalecer as políticas de cultura e turismo.

PROGRAMAÇÃO

Local: Sala de Encontro – Casa dos Milagres

18 de setembro

18h30 às 19h30 – Patrimônio histórico-cultural como atrativo turístico
Palestrante: Prof. José Afonso Santil (IFCE)

19h30 às 20h30 – Meio ambiente: resíduos sólidos – a invasão do lixo
Palestrante: Profa. Nara de Abreu Braga (IFCE)

20h30 às 21h30 – Cultura, fé e consumo
Palestrante: Prof. João Paulo Bandeira (IFCE)

19 de setembro

18h30 às 19h30 – Hospitalidade e experiências na Festa de São Francisco das Chagas
Palestrante: Profa. Maria da Glória Monteiro Macedo (IFCE)

19h30 às 20h30 – A arte do bom atendimento
Palestrante: Profa. Coraline Holanda Lima (IFCE)

20h30 às 21h30 – Voluntariado: doação e compromisso, benefícios e oportunidades
Palestrante: Profa. Riana Rocha (IFCE)

 

SERVIÇO

Capacitação de voluntários para Festa de São Francisco das Chagas

Inscrições abertas até 13 de setembro neste formulário ou presencialmente no setor de romaria e acolhimento do Santuário

Treinamento: 18 e 19 de setembro, das 18h30 às 21h30, na Casa dos Milagres

IFCE Canindé