Veja detalhes sobre a transferência dos ursos de Canindé para São Paulo

Os ursos Dimas e Kátia foram levados no final da tarde desta quarta-feira (28) para Fortaleza, de onde serão transportados em um avião até o Interior do Estado de São Paulo, e lá irão passar a viver no Santuário Rancho dos Gnomos

 

O urso Dimas morava no zoológico de Canindé há mais de 10 anos, depois de ser abandonado por um circo as margens da BR 222, no município de Sobral no Ceará. Já Kátia estava com quase 8 anos no zoológico administrado pelo Santuário Franciscano.

Durante esta quarta-feira(28) foi realizada uma operação pela equipe do Rancho dos Gnomos, ongs defensoras dos animais, representação dos Diretos dos animais da OAB-CE, com apoio do zoológico para o translado dos animais. Por determinação judicial, as ruas que dão acesso ao zoológico foram interditadas, somente a imprensa pode acompanhar de perto os trabalhos dos envolvidos no processo. O isolamento foi feito Polícia Militar, Guarda Municipal e seguranças do Santuário. Duas caixas gaiola foram utilizadas para conduzir os animais.

Logo que chegaram a cidade de Canindé, os fundadores do Rancho dos Gnomos Marcos e Silvia Pompeu falaram com profissionais da impressa local.

 

Transferência dos Ursos Dimas e Kátia: coletiva de imprensa com Marcos e Sílvia do Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

Posted by CNE TV on Wednesday, 28 August 2019

O Urso Dimas agora será chamado de Verrú e Kátia de Mizar.

A transferência dos animais foi realizada por determinação judicial após consenso da administração do Zoológico e da Associação Brasileira dos Defensores dos Direitos do Bem-Estar dos Animais, que fez inicial provocação judicial alegando a alta temperatura para a permanência dos animais na cidade.